Acordo de Sócios: o documento que pode salvar sua empresa de uma briga (ou de um divórcio empresarial)
Conheça o que é o Acordo de Sócios e como ele pode ajudar na organização da sua empresa
Bruno Tozo
9/22/20254 min read
Começar uma empresa com um amigo, um familiar ou um colega de confiança é um momento de grande otimismo.
No início tudo “são flores”: todos estão alinhados, motivados e focados no crescimento.
Mas o que acontece quando as primeiras divergências surgem? E se um dos sócios decide sair? Ou pior, e se um imprevisto, como um falecimento ou divórcio, ameaça colocar tudo a perder?
A verdade é que a falta de regras claras é o caminho mais curto para um "divórcio empresarial" desgastante e caro.
É para evitar esse cenário que existe o Acordo de Sócios, um verdadeiro mapa para a gestão da empresa e que protege não apenas o negócio, mas a relação entre os empreendedores.
Hoje nós vamos desmistificar esse documento e mostrar como ele é a ferramenta mais inteligente para garantir a segurança e a longevidade da sua sociedade.
Mas afinal, o que é um Acordo de Sócios e por que ele é diferente do Contrato Social?
Muitos empresários acreditam que o Contrato Social já resolve todas as questões da sociedade, mas isso é um engano perigoso.
Pense no Contrato Social como a "certidão de nascimento" da sua empresa: ele é um documento público, registrado na Junta Comercial, que formaliza a existência do negócio, define o capital, as atividades (CNAEs) e quem são os sócios perante a lei.
Ele é essencial, mas genérico com relação às regras que serão adotadas entre os sócios.
Já o Acordo de Sócios é o "manual de regras do jogo" da sociedade.
Diferentemente do Contrato Social, o Acordo de Sócios é um documento privado, confidencial e muito mais detalhado, firmado apenas entre os sócios.
Ou seja, ele não depende de nenhum registro na Junta Comercial, e é válido apenas entre os sócios.
Nele, vocês definem as regras específicas de convivência, tomada de decisão, distribuição de lucros, entrada e saída de pessoas, e como resolver conflitos.
Em resumo:
Contrato Social: é o que a empresa é “para o mundo”, e é registrado na Junta Comercial.
Acordo de Sócios: é como os sócios se relacionam entre si e com a empresa, e não depende de registro.
E o quê o Acordo de Sócios resolve?
Para o dono de uma micro, pequena ou média empresa, cada decisão tem um grande impacto. A instabilidade na sociedade pode ser fatal.
E, pensando nisso, alguns dos problemas mais comuns que um bom Acordo de Sócios previne são:
1. Caos financeiro e operacional com a saída de um dos sócio.
O problema: um sócio decide abandonar o barco.
Como calcular o valor da sua participação (cotas) na empresa?
O pagamento será à vista, sobrecarregando o caixa, ou poderá ser parcelado?
E se ele sair para abrir uma empresa concorrente, levando clientes e conhecimento estratégico?
Sem regras, situações como essa virão, muitas vezes, discussões e batalhas judiciais intermináveis.
A solução: o documento estabelece critérios claros para a apuração de haveres (o método de cálculo do valor da participação), define a forma e o prazo de pagamento, e pode incluir cláusulas de não concorrência (non-compete), protegendo a empresa de uma competição desleal.
2. Tomada de decisão: e se houver um empate que paralisa a empresa?
O problema: em sociedades com dois sócios (50/50), o impasse é um risco constante. Uma decisão importante sobre um novo investimento, a contratação de um gerente ou a mudança de sede não avança porque ninguém cede.
A empresa fica, então, estagnada, perdendo oportunidades.
A solução: é possível definir que, para certas matérias estratégicas, é necessário um consenso, mas para outras, um sócio pode ter o "voto de minerva". Também podem ser criados mecanismos de mediação ou a obrigatoriedade de consultar um conselheiro externo para resolver o impasse, garantindo que o negócio continue andando, mesmo quando houverem impasses entre os sócios.
3. Falecimento ou divórcio: e se um herdeiro ou ex-cônjuge virar seu sócio da noite para o dia?
O problema: imagine que seu sócio falece e, de repente, você precisa dividir a gestão do negócio com um herdeiro que não entende nada da operação. Ou, em caso de divórcio, ter que negociar com o(a) ex-cônjuge do seu parceiro de negócios.
É a receita certa para o desastre, sabemos!
A solução: o acordo pode prever o direito de preferência. Isso significa que, em caso de falecimento ou divórcio, os sócios remanescentes têm a prioridade de comprar a parte do sócio que está saindo (ou de seus herdeiros/ex-cônjuge), com base nas regras de avaliação já definidas.
Isso blinda a empresa da entrada de terceiros indesejados.
4. Distribuição de lucros e funções: como alinhar as expectativas?
O problema: um sócio quer retirar todo o lucro, enquanto o outro quer reinvestir tudo no crescimento da empresa. Um trabalha 12 horas por dia, e o outro mal aparece na empresa. Essas diferenças de visão e dedicação geram um enorme desgaste.
A solução: as regras de distribuição de lucros são definidas previamente (ex: percentual a ser reinvestido, periodicidade dos pagamentos). Além disso, as responsabilidades, funções e até a remuneração (pró-labore) de cada sócio podem ser detalhadas, deixando claro o que se espera de cada um.
Um Acordo de Sócios é um sinal de inteligência e profissionalismos, não de desconfiança
Muitos empreendedores evitam conversar sobre o Acordo de Sócios, ou mesmo sobre regras pontuais entre si, por medo de parecer que estão desconfiando do parceiro.
Na realidade, é exatamente o contrário!
Elaborar um Acordo de Sócios, estabelecendo regras claras, demonstra profissionalismo, maturidade e, acima de tudo, um compromisso com a proteção do negócio que ambos estão construindo.
É um planejamento estratégico que prepara a empresa para o sucesso a longo prazo, e não apenas para o otimismo do primeiro dia.
É uma ferramenta que transforma uma sociedade baseada apenas na confiança pessoal em uma estrutura empresarial sólida, com governança e regras claras para crescer com segurança.
Ele é o alicerce que sustenta a sociedade nos momentos de turbulência, garantindo que o sonho que vocês construíram juntos não se transforme em um pesadelo.
📲 Quer mais dicas práticas para proteger seu negócio?
Siga o meu perfil no instagram: @brunotozoadv
Lá eu compartilho conteúdos diretos e estratégicos para empresários que, como você, querem crescer de forma inteligente.
E, se sua empresa enfrenta esse tipo de situação ou se você deseja se prevenir, conte com apoio jurídico de confiança para agir da forma mais estratégica possível.
Já é nosso cliente?
© 2024. All rights reserved.
Bruno Tozo Advocacia
Contatos
E-mail: contato@tozoadv.com.br
Sede: Rua Santa Cruz, nº 580, Sala 1, Centro, Santa Cruz das Palmeiras/SP, CEP 13.650-011
